Dia 12-08-15 na Biblioteca Porto do Saber (Praia Grande - SP) foi realizada a noite de autógrafos com o autor Clóvis M. Fajardo divulgando o livro Êxodo - A Saga do Ouro Azul. O evento contou com diversos momentos. Entre esses momentos, o autor palestrou sobre o processo de escrita, com o título Prática de Escrita: O Escritor Digital. abaixo, você pode conferir o material que ele mesmo desenvolveu sobre o tema e utilizou como base para sua palestra que ocorreu no dia.
INTRODUÇÃO – A EVOLUÇÃO DA ESCRITA E DO ESCRITOR
Desde as cavernas, o homem sente necessidade de contar historias. Com
o tempo, o homem sentiu necessidade de registrar essas histórias. Surgiu assim
à escrita. Das rusticas pinturas na caverna, aos modernos ebooks, registrar
essas histórias nunca foi uma tarefa fácil. O escritor sempre precisou saber
usar a criatividade com um senso crítico, e um olhar atento à sociedade de seu
tempo. Mas numa sociedade globalizada,
como a nossa, não basta apenas saber escrever, é preciso estar integrado com a
modernidade e ser um escritor digital.
Com o avanço da internet e sua popularização, houve muitos
questionamentos quanto ao fim dos livros impressos e da própria leitura. Mesmo
hoje, há muitos que acreditam que os jovens não gostam de ler, e que a leitura
está sempre suprida pelas redes sociais, facebook, instagran e outras novas que
não param de surgir.
Durante minha jornada como escritor,
tenho tido contato com diversos blogueiros, pessoas que escrevem e mantém
blogs. Os blogs que tem o livro (leitura) como tema, são, na maioria, mantidos
por jovens que se dedicam a ler livros, fazer suas resenhas, comentários e
compartilhar a leitura. O público alvo deles são, na maioria, também jovens. O
que se percebe então, é que a leitura ganhou novos ares. Os jovens agora leem
mais e querem compartilhar suas leituras com outros leitores. Dividir opiniões
sobre os livros, personagens, enredos e dicas de novas leituras. O que a
internet fez, foi apenas contribuir com a aproximação dos leitores, e não só
entre eles, como também com os autores.
Os recursos digitais estão liberando os livros das restrições físicas
e permitindo o acesso de todos à sua edição e
publicação. Antes, para publicar
um livro era um processo complicadíssimo, pois até hoje a publicação de em
grande tiragem é cara, e o risco dos livros ficarem ganhando poeira nas
prateleiras é alto. Uma editora quer antes de tudo lucrar. Ela não vai investir
num autor, ou numa obra, cuja as chances de retorno são pequenas. Antigamente,
uma gráfica não conseguia produzir poucas unidades de livro, o que gerava uma
certa insegurança nas editoras. Hoje, existe tecnologia suficiente para
produzir sobre demanda, isto é, as editoras publicam em poucas unidades e
conforme surgem novos pedidos, ou necessidade, ela repõe só aquela quantidade.
Qual é a vantagem? Dá para apostar num número maior de autores. Mas ainda
assim, a ideia de um autor deve passar pelo senso crítico de um editor que vai
avaliar o potencial da obra. Com a internet isso não existe.
PUBLICAR UM LIVRO - IMPRESSO OU
DIGITAL?
Ebook, é o termo que se dá aos livros digitais, feitos ou adaptados
par a leitura em equipamentos eletrônicos (computadores, smartphones, tablets,
ou aparelhos próprios par a leitura desses). Os ebooks vieram, primeiro para acabar
com as restrições físicas dos livros impressos Quando surgiu os ebooks algumas
pessoas foram contra, pois o não gostavam da ideia de não terem as páginas
impressas e carregar os livros nas mãos. Outras, porém, adotaram a ideia, pois
podiam levar não mais um livro, e sim diversos livros num mesmo lugar, um
pequeno cartão de memória. Os anos foram avançando, e os ebooks abriram espaço
para os escritores amadores. A produção de um ebook é bem mais barata que um
livro impresso ao mesmo tempo em que há menos riscos, pois o custo de produção
é um só, independente das vendas.
Além disso, as editoras começaram a receber novos autores dispostos a
pagarem para verem seus sonhos realizados e com chances de ganhos bem maiores.
Resultado? Os ebooks viraram uma máquina de novos autores. Hoje, é possível,
publicar um ebook sem custo e lucrar com eles ainda. Mas há pessoas que não
trocam o sonho de ver seu livro na prateleira de uma livraria.
PLATAFORMAS DIGITAIS
Independente da forma que o
livro será publicado, uma coisa é certa, o escritor hoje precisa estar
conectado com a internet. O mercado editorial exige isso cada vez mais. Da
mesma forma que os leitores gostam de se comunicar com outros leitores, eles
gostam de trocar ideias com o próprio autor. Antigamente eram as cartas que o
autor recebia com elogios das suas obras, ou com a decepção de um leitor ao ver
seu personagem favorito morto. Quem de nós, nunca sentiu vontade de reclamar
com um autor por matar um personagem com quem a
gente se identificava? Hoje isso é muito mais fácil.
A internet também trouxe a possibilidade de se escrever um livro com a
contribuição do leitor. Entre as diversas ferramentas, eu gosto muito do Wattpad. Uma ferramenta de edição que
permite ao leitor comentar capítulo por capítulo de um livro. O autor publica,
e pronto, você já pode escrever seu comentário, dar sua sugestão de melhoras,
ou como o autor deveria escrever o próximo capítulo.
WATTPAD
Mesmo que você não goste de escrever, ou acredite não ter talento para
isso, o WATTPAD serve como uma
plataforma de compartilhar leitura gratuita. Você tem acesse há milhares de
livros completos ou não, e pode ler onde e quando quiser. Você pode criar
diversas bibliotecas, coleções com seus livros favoritos disponível no wattpad.
Assim, como boa parte das plataformas digitais, ele também está disponível para
android o que contribuiu para sua popularização. Além disso, o Wattpad permite
o compartilhamento da sua leitura. Você pode enviar via facebok, instagran
email e outras formas para seus amigos.
- Ebooks – empresas
especializadas
Mas se caso, você queira mesmo publicar um ebook de forma
profissional, você pode optar uma empresa especializada. Isto é, você paga pelo
serviço de um profissional que vai transformar o seu texto num material público
pronto para ser comercializado. O
exemplo é a Revolução EBOOK que cria
uma capa profissional do seu livro, registra o código ISBN e ainda te
ajuda a gerenciar as vendas. A maior
vantagem de uma empresa como essa, é a divulgação nas maiores redes de
livrarias digitais do mundo, ao mesmo tempo que o seus ganhos vão além dos 10%
dos livros impressos e podem chegar até 90% o valor do livro.
- Ebooks – empresas
especializadas
Mas se caso, você queira mesmo publicar um ebook de forma
profissional, você pode optar uma empresa especializada. Isto é, você paga pelo
serviço de um profissional que vai transformar o seu texto num material público
pronto para ser comercializado. O
exemplo é a Revolução EBOOK que cria
uma capa profissional do seu livro, registra o código ISBN e ainda te
ajuda a gerenciar as vendas. A maior
vantagem de uma empresa como essa, é a divulgação nas maiores redes de
livrarias digitais do mundo, ao mesmo tempo que o seus ganhos vão além dos 10%
dos livros impressos e podem chegar até 90% o valor do livro.
DIVULGANDO SEU LIVRO
Depois
de publicado o seu livro, começa a parte mais difícil: divulgar. Uma coisa é
certa, não importa se é impresso ou ebook, a “propaganda ainda é alma do
sucesso”. Para isso o autor não deve esperar que somente as editoras
divulguem seus livros, ele próprio deve se lançar e ir ao encontro do leitor. “Quem não é visto não é lembrado!” O
facebook certamente é um dos melhores meios de comunicação. Ele te leva
diretamente às pessoas. Compartilhar no facebook seu livro é só um dos passos
nessa longa jornada.
Outro recurso também são os blogs.
Nos blogs literários, os blogueiros leem os livros e depois compartilham sua
opinião, os outros possíveis leitores comentam encima da resenha do blogueiro e
muitas vezes acabam se interessando pelo livro, o que os leva à compra. É interessante que isso é tão procurado, que
alguns blogueiros ganham mais de 10 mil reais por mês somente com a internet,
dando suas opiniões. Quanto mais acesso para eles, mais eles ganham. Para o
escritor a vantagem é a divulgação. Muitas vezes, a única coisa que o escritor
precisa fazer é enviar um exemplar do seu livro autografado.
Outro local muito popular de divulgação de livros é o SKOOB. Esse site especialista em
divulgação, permite que qualquer pessoa marque os livros que já leu, se gostou
ou não, atribuir nota ao livro, resenhar e ler resenhas do livro. O SKOOB é interessante pois é democrático,
todo mundo tem direito a escrever sobre um livro.
CANAIS DE VIDEO no YOUTUBE –
Por fim, hoje o que está se popularizando, e certamente ganhando seu
espaço, são os canais de vídeo no
youtube. Nele, os leitores fazem um vídeo comentado sobre um livro, e os seguidores deixam seus comentários,
compartilham o vídeo com os amigos. A vantagem do YOUTUBE é que ele é vivo. Ao
passo que os blogs e o Skoob você tem somente o texto, no Youtube a sensação de
aproximação é maior.
O YOUTUBE ainda contribui com a divulgação dos trailer-book, que são
como trailers de filmes, mas que divulgam o livro. Cada vez mais populares, os
trailer-books são uma ótima ferramenta para captar novos leitores.
Como se vê, o verdadeiro trabalho do escritor começa quando o livro nasce, não importando se é
ebook ou não. Se alguém pretende tornar-se escritor, deve largar a caneta e a
máquina de datilografar e abraçar o computador, conectar-se e se tornar um ESCRITOR DIGITAL.
Clóvis M. Fajardo tem 28 anos, é formado em Letras, atua como professor
de Língua Portuguesa na rede pública. Foi premiado na categoria poemas no 1° Concurso Literário de Praia Grande (2015). Publicou nos livros Prática de Escrita –
a poesia: um estímulo à percepção e à criatividade (2006); Caleidoscópio –
Antologia de poemas (2006), Névoa – contos sobrenaturais de suspense e de
terror (2013), e Sede: Contos distópicos sobre um futuro sem água (2015), todos
da Editora Andross.
contato com autor: clovis.arcom@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário