terça-feira, 5 de maio de 2015

Distopias ou pós-apocalipse? - Afinal existe diferença?


Com o lançamento no dia 30-05-15 do livro SEDE: Contos distópicos sobre um futuro sem água, da Editora Andross, resolvi pesquisar mais sobre a diferença entre Distopia e Pós-apocalipse.



Encontrei um artigo legal no blog ConversaCult sobre o assunto e achei que era válido divulgar o conteúdo.



De acordo com blog a autora Julie Kagawa ("O Rei de Ferro") falou sobre a diferença entre distopia e pós-apocalípse, que no meio dessa avalanche de livros desses estilos às vezes acabam sendo confundidos.



De acordo com a autora:

Distópico
Distópico tem sido um termo muito popular ultimamente, está na frase de efeito de todos os livros que apresentam uma sociedade futurística, ou um evento de fim do mundo, sobreviventes lutando contra situações horríveis, etc. Contudo, um livro de distopia é sobre a SOCIEDADE onde algo deu totalmente errado. Muitas vezes, o lado ruim e a corrupção da sociedade são retratados como algo normal, tipo em Jogos Vorazes em que a Colheita é um dia de celebração. Outras vezes, o lado ruim está escondido, apesar de sempre haver pistas logo abaixo da fachada cuidadosamente construída. Distopia é o oposto de utopia, onde a sociedade É perfeita e todos são felizes, a não ser pelo fato de que uma sociedade utópica quase sempre acaba se transformando em distopia, porque uma sociedade perfeita faria um livro bem tedioso.

Distopia e pós-apocalípse podem ser facilmente confundidos, porque uma sociedade distópica costuma surgir das cinzas que um evento pós-apocalíptico. No entanto, em um livro distópico o foco está na sociedade, no que há de errado nela, mais do que no apocalípse em si.

Exemplos de livros distópicos: Jogos Vorazes1984DestinoFeios

Pós-Apocalíptico
Um livro pós-apocalíptico, por outro lado, é sobre um evento catastrófico que muda o mundo: enchentes, zumbis, epidemias, terremotos, tempestades solares, a lua saindo do alinhamento, etc. O evento pode já ter acontecido, ou estar acontecendo, mas um livro pós-apocalíptico é sobre os sobreviventes e como eles lidam com esse mundo novo - e letal. E pode até ter sinais de distopia no livro, como quando novas sociedades surgem do que sobrou da civilização. Mas um livro pós-apocalíptico é sobre os sobreviventes, e tudo o que eles enfrentam depois que o mundo acaba.

Exemplos de livros pós-apocalípticos: A EstradaLife as we Knew itA Dança da MorteAshes Ashes.



O meu livro Êxodo - A saga do Ouro Azul, como vocês verão, caminha numa linha tênue entre a distopia e o pós-apocalipse. 



Para quem quiser ver mais sobre o assunto, ainda tem os blogs

Literalmente Falando 

Que trás uma lista de distopias mais antigas como 

1984 de George Orwell

Admirável mundo novo de Aldous Huxley 

Farenheit 451 de Ray Bradbury

No Universo da Literatura 

trás resenhas de diversos livros sobre os temas, 
também vale a pena conferir.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe o ÊXODO pelo WattPad